ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Search

Museu do Trem recebe escritor britânico apaixonado por ferrovias

O escritor Willian Edmundson lançou o livro Gretoeste, que fala da Rede Ferroviária Great Western. O lançamento marcou o início da 14ª Semana Nacional de Museus, na Estação Central Capiba


A 14ª Semana Nacional de Museus acontece de 16 a 22 de maio em todo o país. E para dar início ao evento, na Estação Central  Capiba também conhecida como Museu do Trem, nesta terça-feira às 16h os visitantes puderam participar do lançamento do livro Gretoeste. A partir do tema Museus e Paisagens Culturais, o escritor britânico Willian Edmundson faz uma ligação entre a importância da Rede de Via Férrea Great Western e sua influência na transformação das paisagens culturais do estado.
Este é o quarto livro do autor e se chama A Gretoeste: A história da Rede Ferroviária Great Western of Brazil. Tudo começou quando Willian ficou encantado com as locomotivas da capital pernambucana. O Blog Explore Recife foi ao lançamento do livro para conversar com o autor.

Willian Edmundson - Escritor Britânico
Foto: Rayama Alves


Explore Recife: Você se considera um apaixonado por trens?
Willian Edmundson: Sim. Eu posso dizer que tenho uma certa obsessão por trens, tenho boas lembranças do trem à vapor na minha infância.

Explore Recife: O seu País a Grã-Bretanha, tem muitas empresas ferroviárias. Por que os britânicos investem tanto nesse ramo?
Willian Edmundson: Os britânicos realmente dominaram no Recife, na metade do século XIX é difícil pensar numa área de comércio, indústria e entretenimento que nós não dominássemos. Visitei o museu e cheguei a conclusão que quase tudo aqui é britânico, até a locomotiva fabricada na Alemanha era uma encomenda de uma empresa da Grã-Bretanha.

Explore Recife: Você já disse ser apaixonado por trens e cita seu país como um centro de grandes empresas do ramo ferroviário, isso seria na realidade, uma paixão não só sua mas do povo da Grã-Bretanha?
Willian Edmundson: Sim, os trens à vapor é uma grande paixão no meu país. Muitos britânicos passam o fim de semana consertando, fazendo manutenção nas locomotivas à vapor.

Explore Recife: Nos conte um pouco da história do seu livro. Quando você decidiu escrever sobre o assunto?
Willian Edmundson: Eu resolvi iniciar as pesquisas desse livro no ano de 1990, quando cheguei ao Recife.
Meu livro conta a história da Great Western, mas não começa falando da empresa, e sim da estrada de ferro Recife ao São Francisco. Essa estrada e outas do nordeste do Brasil foram absorvidas pela Great Western. A história termina em 1950 com uma rede ferroviária que chegou a dominar os estados de Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte com 1.700 Km de rede.

Explore Recife: A construção da rede ferroviária Recife ao São Francisco foi concluída em 1858. Na sua opinião essa é uma das mais importantes vias férreas de Pernambuco?
Willian Edmundson:  Não só a mais importante do estado como de todo o Brasil, A Recife ao São Francisco foi a segunda estrada de ferro construída no país, mas a primeira de importância econômica. 

SERVIÇO:

O livro custa R$ 50 e você pode comprar através do site da editora Ideia através do link http://www.ideiaeditora.com.br/loja/educacao/a-gretoeste-a-historia-da-rede-ferroviaria-great-western-of-brazil/

Além do lançamento do livro no Museu do Trem estavam à mostra as exposições Chegadas e Partidas: A memória do trem de Pernambuco; e Patrimônio em imagem: Uma visão das ferrovias de Pernambuco. As visitas guiadas são de terça à sexta das 10h às 16h. As exposições seguem à mostra no museu até 03/06.

Abaixo confira algumas fotos do Museu e da Exposição Chegadas e Partidas: A memória do trem de Pernambuco.

Locomotivas que ficam expostas permanentemente no Museu do Trem
A composição azul é do século passado.
Foto: Rayama Alves


Placa que indicava a existência de linha férrea em cruzamento com circulação de carros e pedestres
Foto: Rayama Alves

     
Sino de composição da época
Foto: Rayama Alves

Peça antiga que fazia parte do motor da locomotiva
Foto: Rayama Alves





2 thoughts on “Museu do Trem recebe escritor britânico apaixonado por ferrovias

    1. O livro está disponivel no site da Editor Ideia [João Pessoa]: http://www.ideiaeditora.com.br/loja/educacao/a-gretoeste-a-historia-da-rede-ferroviaria-great-western-of-brazil/

      ResponderExcluir
    2. O livro está disponivel no site da Editor Ideia [João Pessoa]: http://www.ideiaeditora.com.br/loja/educacao/a-gretoeste-a-historia-da-rede-ferroviaria-great-western-of-brazil/

      ResponderExcluir