Se expor a todo momento na internet divide opiniões
Em tempos de comunicação instantânea através da internet, é difícil encontrar alguém que não possua um perfil em alguma rede social, Facebook, Twitter, Instagram, Snapchat entre outras; ter uma conta em uma dessas redes dá oportunidade de conhecer pessoas novas e estar sempre informado sobre o que acontece ao seu redor. Mas há quem prefere não estar conectado ao mundo virtual dessa forma, e isso acontece na maioria das vezes pela exposição que ele traz.
Segundo uma pesquisa feita pela consultoria ComScore (Futuro Digital em foco Brasil 2015), os brasileiros são líderes quando o assunto é tempo gasto nas redes sociais, gastam 650 horas por mês nesses espaço virtual. A pesquisa mostra também que 68% das publicações são fotos e vídeos. Ao expor sua intimidade o tempo todo no meio virtual, o usuário deixa sua vida ao alcance de qualquer pessoa e as publicações podem atingir uma dimensão inimaginável.
A estudante universitária Bárbara Lima, comenta sobre a atual exposição das pessoas nas redes. “Tenho todas as redes sociais que são convenientes a mim, como Twitter, Instagram, Facebook, Snapchat, até Pinterest eu tenho. Eu acho massa a exposição, tem que se expor mesmo, as nossa medidas de segurança devem ser feitas mesmo se expondo. Eu sou a favor da exposição com inteligência, as coisas que eu não oculto nas minhas redes sociais são coisas que vão despertar a curiosidade das pessoas que não me conhecem bem. Eu uso a rede social no intuito de conhecer novas pessoas, e é importante frisar que pessoas que já tem seu relacionamento e não precisam ou não querem conhecer novas pessoas é bem coerente que elas privem as redes sociais”, afirmou a estudante.
Estudante Universitária Bárbara Lima
Foto: Paula Brasileiro
|
Já a jornalista Ana Paula Figueiredo, faz parte do pequeno grupo de pessoas que não faz uso das redes sociais. “Eu desisti do facebook porque eu achava que as pessoas estavam sabendo demais da minha vida, estava muito exposta, e o facebook gera muito essa ilusão de que está tudo lindo, maravilhoso, mas a vida não é assim. Além de muitas pessoas colocarem tudo que faz durante o dia, com uma exposição exacerbada. E é interessante a reação das pessoas ao saber que eu não uso essa rede social, muita gente acha que eu morri só porque deixei de usar o facebook e quando me veem perguntam, Ana Paula você ainda existe? Lógico que eu existo, a vida não se resume às redes sociais. Confesso que depois que encerrei minha conta no facebook minha vida tá bem tranquila, e tá sendo benéfico. O que eu uso hoje é o WhatsApp e uso mais por conta da profissão”, disse.
Dentre as pessoas que utilizam essas redes sociais, alguns publicam em modo privado apenas para amigos, mas não significa que o internauta esteja totalmente seguro. As redes sociais disponibilizam a opção de privacidade em suas configurações e o usuário pode personalizar sua publicação e escolher quem poderá ver seu post.
A Psicóloga Marcela Monteiro, explica alguns motivos pelos quais as pessoas expõem suas vidas em excesso, no mundo virtual. “Vivemos em uma sociedade de espetáculo e as pessoas sentem a necessidade da exposição da sua vida, do seu dia a dia, pra que ela esteja em evidência, e isso tem a ver com a questão egocêntrica é uma sociedade que vive de aparência e essa exposição é o reflexo da sociedade que vivemos. É necessário um equilíbrio mas é da perspectiva individual de cada um, hoje algumas pessoas não têm um senso crítico com relação ao que publicar ou não. Acredito que as pessoas precisam resguardar aquilo que é da ordem pessoal”, afirmou a psicóloga.







0 thoughts on “Exposição x Privacidade nas redes sociais ”