Muitas instituições contam com equipe de profissionais para atualizar redes sociais
Igrejas evangélicas de varias denominações, da Região Metropolitana do Recife, aderem tecnologias à programação dos cultos. No século 21, é cada vez mais comum encontrar pastores que preferem a bíblia digital, presente nos tablets e celulares, ao invés do livro tradicional. Algumas instituições apostam nas redes sócias, site e aplicativos para propagar a doutrina e o evangelho.
Com sede em Olinda, a igreja Assembleia de Deus Betel não dispensa a tecnologia, está no Youtube, Facebook e até mesmo no Instagram. Os perfis virtuais são usados para divulgar eventos e enviar mensagens religiosas aos seguidores. Com um ano de trabalho, o percentual de seguidores ainda é relativamente baixo, no Facebook apenas 1.567 curtiram a Fanpage, no Instagram 290, mas no youtube reúne vídeos com mais de 2.000 mil visualizações. As ferramentas são administradas por um grupo de oito pessoas, integrado por fotografo, jornalista e radialista. “O trabalho está ainda no inicio, mas os retornos são muitos. Vidas são impactadas pela palavra que acreditamos e pregamos.”, conta a jornalista Natasha Lucena. Outras tecnologias são usadas, como computador com acesso a internet, conectado ao equipamento de som do templo. “A tecnologia, neste caso, só é eficaz quando usada como apoio ao trabalho de propagação do evangelho realizado há vários anos, por varias gerações. A essência dos cultos deve ser preservada”, explica a jornalista.
Está realidade Digital também está presente na Igreja Batista do Amor, em Paulista, é uma das instituições religiosas que conta com as redes sociais para atingir um público grande. No Instagram, fotos e vídeos atraem 4.655 seguidores. Já no Facebook, o número de pessoas sobe para de 16 mil, as curtidas em algumas publicações, com mais de 30 compartilhamentos, ultrapassam a casa dos três dígitos. No templo, localizada no bairro de Maranguape I, um telão, no fundo do altar, assume a função, antes, do caderno com as letras das músicas. Jogo de luzes de lead deixa o ambiente ainda mais moderno. Vinte e cinco pessoas integram a equipe de mídia, um dos integrantes é o designe Vynicius Souza. “A gente recebe mensagens da Espanha, Estados Unidos, temo seguidores até no Afeganistão”, explica o digne. O profissional já chegou a dedicar a maior parte dos seus dias a esse trabalho e explica o que o motiva a continuar. “O sentimento. Não tem explicação, serio! Eu hoje confesso que consigo separar as coias, mas no inicio eu vivia 24h para isso”, comenta.
Algumas igrejas vão mais além da internet, a Assembleia de Deus, sediada no Centro do Recife, é dona de emissoras de televisão e rádio. A TV Rede Brasil de Comunicação (VHF Canal 14 / HD Canal 14.1) exibe uma programação voltada para os féis do grande Recife por meio da Rede Estação, com programas voltados para o entretenimento e o jornalismo. A emissora também visa à audiência das crianças com a produção de programas infantis. Durante a programação, cultos são transmitidos de forma interativa por meio de efeitos do áudio visual, deixando o conteúdo ainda mais atrativo para quem consome esse tipo de produto.







0 thoughts on “Igrejas Evangélicas insere tecnologia na rotina dos cultos”